ButtonedEdit do Delphi 2009 - por Wesley Yamazack

Introdução
Este é um dos mais novos componentes que foi desenvolvido para o Delphi 2009, o ButtonedEdit

O mesmo é pertence a classe TButtonedEdit, que herda de TCustomButtonedEdit que por sua vez herda de TCustomEdit, que é a classe base de TEdit. Podemos observar melhor no diagrama abaixo.

Diagrama


Propriedades Importantes

DisabledImageIndex - Imagem que será exibida quando a propriedade Enabled(LeftButton / RightButton) for false.

DorpDownMenu - Propriedade onde ligamos um PopupMenu, para exibir um menu de opções ao clicar na imagem.

Enabled
- Habilita o evento OnLeftButtonClick & OnRightButtonClick. Eventos estes onde colocamos o nosso código, que representara o clique de cada imagem.

HotImageIndex
- Ao posicionarmos o mouse sobre uma das imagens, a mesma será modificada,enquanto o mouse permanecer sobre ela.

ImageIndex - Imagem que ficará fixa no componente.

PressedImageIndex - Ao clicarmos em uma das imagens a mesma será alterada.

Visible - Permite a visibilidade da imagem.

NumbersOnly – Esta propriedade é da classe TCustomEdit, logo, todas as  classes que herdam dela possuem este atributo, a mesma tem a função de restringir a digitação de caracteres, permitindo somente números, quando definida como True.

TextHint – Mais uma propriedade adicionada aos componentes, com o objetivo de definirmos um texto padrão, caso um Edit ou qualquer outra componente que possua esta propriedade, para informar ao usuário uma mensagem, ao receber o foco, o texto é apagado, caso o mesmo não seja alterado ao sair, o mesmo permanece. Exemplo : Informar em uma tela de cadastro quais os dados aceitos em um determinado campo.Observação: a propriedade Text deve estar vazia, para que o mesmo possa ser visualizado. 

Desenvolvendo o Exemplo

Criaremos uma nova aplicação.

Adicione ao Form :

ButtonedEdit

ImageList(Adicione 4 imagens a sua escolha)

PopupMenu(Adicione dois Itens, meramente ilustrativos. Ex.: Copiar | Colar)

Configurando as propriedades

Selecione o ButtonedEdit1.

Localize a propriedade Images e selecione o Imagelist1.

 localize a propriedade LeftButton ou RightButton(pois abas são semelhantes), selecione uma imagem para cada propriedade(DisabledImageIndex, HotImageIndex, ImageIndex, PressedImageIndex).

Localize a propriedade Visible e modifique a mesma para True, para que possamos ver a imagem em tempo de execução.

Localize a propriedade DorpDownMenu e selecione o PopupMenu, a partir de agora, em tempo de execução iremos ter acesso ao clicar sobre a imagem os itens definidos no PopupMenu.

Exemplo desenvolvido

exemplo 1
Exemplo Normal
Exemplo 2
Exemplo do Mouse sobre a imagem

Exemplo 3
Exemplo do clique sobre a imagem, os itens do PopupMenu são exibidos

Até o próximo artigo.
Abs
Wesley Yamazack
Contato: wyamazack@hotmail.com

0
Your rating: Nenhum

Comentários

A única coisa que não entendo

A única coisa que não entendo é: Porque é criado um componente bom como esse e não tem a opção de linká-lo com um field...

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.